Adeus ao 'Eterno' Pretinho do Zeca

     O esporte e todos os cantos da cidade de Luz choram a partida do nosso querido Aldair Paula Duarte, nosso eterno Pretinho do Zeca. Esse ser digno da palavra amigo, uma pessoa de coração enorme, com um carisma incrível e de uma humildade inigualável. Com seu jeito simples conquistou a admiração de todos ao seu redor.

Nos campinhos batidos já demonstrava sua paixão pelo futebol

    Neste momento, nada melhor do que recordar o quanto este homem foi e é importante para o esporte da cidade de Luz. Filho do saudoso Zeca da Germana e dona Geralda, Pretinho tem em seu DNA o esporte. Muitos tiveram a oportunidade de assistir os filhos do senhor Zeca em campo e admirar o talento desses meninos. Torcedor do Atlético Mineiro, o futebol sempre foi sua paixão. E quando o assunto era o Galão da Massa, sempre apoiou o time do coração e nunca abriu mão de um bate-papo esportivo.

Saudoso Zeca da Germana, desde cedo já ensinava seus filhos essa paixão pelo futebol

    Em campo, Pretinho sempre demonstrou inteligência e criatividade, mesmo um pouco acima do peso o faro de gol nunca faltou. E para quem não acredita, esse cara já fez um golaço de bicicleta em uma competição de futebol de areia em uma quadra improvisada perto da Câmara Municipal. E aí lembrou, desse golaço?! Está ficando velho, hein... Já no salão foi um excelente pivô, com um time formado pelos primos desbancaram os favoritos da cidade. A quadra da escola Zico Tobias foi pequena para aquele time de moleques, que só queriam se divertir entre os amigos.

Com certeza um dos melhores pivô da cidade

    Aos poucos a idade foi chegando e as pernas já não eram mais as mesmas! Pretinho foi se aventurar em outra função, a de treinador. Aí meus caros, as histórias são infinitas! São poucos os atletas de Luz, que não tiveram o prazer de tê-lo como treinador. Sempre com uma palavra incentivadora, Pretinho enxergava nas limitações dos seus atletas um enorme potencial para vencer. E assim o nosso herói foi se aventurar nesta nova função, competições não faltaram. Foram vários JIMIs, Campeonatos de Society da AABB e do CELP, Campeonatos de Futsal, Campeonatos de Futebol Amador e Veterano. Falou em esporte em qualquer canto dessa cidade, Pretinho estava lá. E ao longo dos anos, as histórias divertidas e as boas recordações foram sendo escritas em meio a várias amizades. 

    Pretinho sempre foi um treinador vitorioso, como esquecer a conquista do Municipal com a Santa Clara no ano de 2008 sobre o poderoso Esteios. Essa vitória foi inesquecível, Pretinho sempre se orgulhava dessa conquista, era algo mágico. Outra recordação importante e que Pretinho sempre demonstrou muito carinho foi o futsal feminino. Quem não lembra das meninas do Pretinho, com muita garra e disposição essas meninas levaram o nome de Luz longe.

Jogo festa de inauguração da iluminação do Estádio José Ferreira - Campo da Sonda

    Em 2017 em meios aos amigos Pretinho, resolve participar de uma competição de Disputa de Pênaltis. E não é que o ex-atleta fez bonito na competição, o título não veio, mas deu para matar a saudade de balançar as redes. No ano de 2019 o treinador fez história no futsal masculino, junto com uma garotada surpreendeu a todos em Quartel Geral e conquistou o vice-campeonato da competição. Nos veteranos, Pretinho colecionou vários títulos, um marcante foi na cidade vizinha de Córrego Danta. Jogando contra os favoritos da competição, ele foi peça chave na conquista da Copa Master de Córrego Danta pelo Master do Cruzeiro de Luz.

    As boas recordações são inúmeras e essas ficarão eternizadas no coração de todos. O momento agora é de agradecer a Deus pelo privilégio de ter conhecido e convivido com o jogador, o treinador, o vereador, o amigo Pretinho do Zeca. O De Olho no Esporte teve a alegria de registrar parte desses momentos e Pretinho sempre fez questão de apoiar o portal e o programa. Em momento algum essa matéria precisaria ser escrita e publicada, todos queriam o nosso Pretinho do Zeca aqui entre nós. O nosso guerreiro lutou muito pela vida, mas Deus marcou um jogo lá em cima com os anjos e precisou reforçar o seu time com o nosso querido amigo. E agora fica a saudade e as boas recordações, vá em paz Pretinho do Zeca! Você fez bonito aqui na Terra, foi e é um exemplo a ser seguido. Pedimos a Deus nesse momento, muita força e que conforte o coração de toda a família e amigos. Fica aqui o nosso carinho e respeito a esposa Deginane, aos filhos José Gabriel e a princesinha Maria Gabriela; aos irmãos Altair, Edman, Tereza, Leila, Kafunga, Janinho e sobrinhos. Que Deus abençoe a todos vocês!

O De Olho no Esporte agradece por tudo Eterno Pretinho do Zeca!