Parabéns Cruzeiro de Luz - 100 anos de história

    Em vinte de janeiro de 1921 era fundado o Cruzeiro Futebol Clube, na cidade de Luz, na região do Centro-Oeste Mineiro. Com passos curtos e nutridos de muita união, hoje em um simples piscar de olhos estamos vivenciando o centenário de um clube muito querido e admirado pelo seu torcedor! Não é fácil expressar em palavras a tal importância do Cruzeiro Futebol Clube na vida da população luzense. A palavra ideal para esse momento histórico na vida do Cruzeiro de Luz é a gratidão. É um momento de agradecer por todos aqueles que contribuíram para o crescimento desse clube, que é respeitado em todos os lugares que os seus jogadores já passaram.

 Vista aérea do Estádio do Cruzeiro - Foto: Braúlio Duarte

    Vários personagens fizeram e fazem parte dessa linda história, vários craques tiveram a oportunidade de pisar nesse gramado e com certeza encantaram o torcedor luzense. Várias equipes do futebol brasileiro também já passaram por aqui, como Atlético Mineiro, América, Cruzeiro, São Cristovão (RJ), Londrina, Guarani de Divinópolis, Uberaba, Nacional, Democrata, Valério e várias outras equipes, inclusive, a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que contava com grandes jogadoras, como as atletas: Formiga, Pretinha, Rosa e a goleira Meg.

    Com uma sala repleta de troféus conquistados ao longo desses 100 anos, com certeza o torcedor tem um inesquecível. E esse destaque vai para a conquista da Copa Alterosa de Futebol Amador no ano de 2013. De forma alguma estamos desmerecendo as outras conquistas, mas essa merece nosso respeito. Com uma equipe formada apenas com atletas luzenses, esse time encheu o coração do torcedor celeste de orgulho.

Cruzeiro Futebol Clube - Campeão da Copa Alterosa de 2013

    Nos últimos anos a vida não tem sido fácil para o clube, várias desclassificações precoces em competições regionais. Momentos delicados comuns na vida de qualquer clube do futebol brasileiro, mesmo assim o clube mantém os treinamentos da categoria de base. Visando assim um futuro promissor para as próximas gerações que vestirão essa camisa. Mas quem não abondona essa paixão é o seu torcedor, que é sempre fiel e está sempre ali na arquibancada apoiando seus jogadores.

    Logo no início do ano de 2020, no dia 8 de janeiro, Sanderson Moreira assumiu a presidência do clube. Logo no seu primeiro pronunciamento, o novo presidente destacou o seu principal objetivo a frente do clube, que era unir forças e trabalhar de forma transparente sempre visando o melhor para o Cruzeiro de Luz.

Sanderson Moreira, presidente do Cruzeiro de Luz

    Começava ali mais um capítulo na história do Cruzeiro de Luz, em meio a tudo isso surge um vírus e vem a pandemia, por coincidência no início do mandato da nova diretoria. Sendo assim o portal De Olho no Esporte bateu um papo com o atual presidente do Cruzeiro de Luz. De início o  presidente comentou sobre o convite que o clube recebeu para a participação de uma competição, o Regional sub-23. Mas em reunião com a diretoria, todos foram de acordo a não participação do clube. Já que até o momento a diretoria estava conhecendo a real situação do clube e não teria tempo suficiente para a formação de uma equipe competitiva para a competição. Isso gerou algumas críticas por parte de alguns torcedores, mas tanto o presidente e sua diretoria foram firmes na sua decisão e viram que não era o momento para uma competição desse nível.

    Em seguida a diretoria teve que lidar com a pandemia do coronavírus, o futebol perder o seu espaço e os cuidados com a saúde falaram mais altos. Com o campo fechado Sanderson juntamente com sua diretoria se viram de mãos atadas diante da situação, ver a bola rolando ficou extremamente impossível. Vale salientar que o faturamento do clube é baseado na venda de propagandas nos muros, treinamentos dos veteranos e no aluguel do estádio para a realização do Campeonato Municipal Amador de futebol, todos esses foram cancelados.

    Diante da situação o presidente juntamente com a diretoria foram em busca de apoios e esses vieram a partir da Prefeitura e Câmara Municipal de Luz. A partir daquele momento  a conclusão de todos foi uma só, vamos cuidar do nosso patrimônio. A manutenção do estádio é nítida em meio a pandemia, o gramado do estádio do Cruzeiro sem dúvida alguma é um dos melhores da região. Vale destacar que foi implantado um sistema de irrigação automatizado no campo, com diz os boleiros "o campo está um tapete". Recentemente o clube fez a aquisição de lâmpadas, que serão instaladas e assimos refletores do estádio serão revitalizados. Segundo o presidente está praticamente tudo pronto para a bola rolar, só estamos aguardamos esse momento passar e a liberação dos responsáveis.

    E agora chegamos a um momento importante na história do clube, é chegada a hora de comemorarmos o Centenário do Cruzeiro de Luz. A expectativa do presidente Sanderson quando assumiu o cargo era uma só, vamos realizar uma  linda confraternização digna dos 100 anos do clube. Mas o momento não é esse, sendo assim a diretoria convidou o Terço dos Homens para a realização de um terço no estádio do Cruzeiro. O terço estará acontecendo na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, às 20 horas. Logo após o terço será fixado no Estádio do Cruzeiro, o escudo do clube em comemoração aos 100 anos de fundação do Cruzeiro Futebol Clube.

Escudo comemorativo do Centenário do Cruzeiro de Luz

    Em relação a realização do terço, todas as medidas preventivas contra o Covid-19 serão tomadas. Sendo assim segue as devidas informações para você torcedor: 

- Disponibilização de álcool 70° na entrada e saída;

- Uso de termômetro para aferição da temperatura corporal;

- Disponibilização de máscaras para pessoas que estiverem sem no momento do terço;

- Distanciamento seguindo critério da vigilância sanitária;

- Marcação dos locais;

- Número reduzido de pessoas.

    Para finalizar o presidente Sanderson destacou que todo o evento contará com o acompanhamento e apoio da Secretaria Municipal de Saúde. Sendo assim todos os torcedores sintam-se convidados.

    Prestigie o esporte luzense! Acesse o portal deolhonoesporte.com.br!